As 7 leis de Hermes Trismegisto
As Leis de Hermes encerram em 7 Leis definidas o funcionamento de todo nosso universo de modo simples e magistral.
Hermes Trismegisto (ou Trimegistus, ou três vezes grande) é a base das chamadas Ciências Herméticas.
Dizem antigos relatos, que Hermes teria sido um sábio sacerdote que viveu no antigo Egito na cidade de Tebas a cerca de dois mil anos antes de Cristo. Sua figura é muitas vezes identificada como o deus Thoth ou Mercúrio, pois este último como significador natural de inteligência, e tudo que Hermes Trismegisto nos legou são obras da mais alta inteligência (era comum na antiguidade, as pessoas identificarem os grandes sacerdotes com os deuses).
Em nossos dias, hermético é sinônimo de algo bem fechado, impenetrável, portanto sempre as ciências herméticas dos antigos eram destinados a poucos adeptos que se mostravam preparados para receber determinados ensinamentos.
A Astrologia é por excelência uma das três grandes Ciências Herméticas Magnas (ou Alta Ciência) junto com a Alquimia e a Magia. São os três estágios da antiga Alta Iniciação: na Astrologia estuda-se as leis do Universo, na Alquimia aprende-se e aplica-se transformar o inferior em superior, na Magia modifica-se os objetos externos como coautor e servo da aplicação das leis superiores.
Falar de Astrologia sem conhecer de modo pragmático as Leis de Hermes e sua aplicação direta seria como falar de engenharia sem conhecer a matemática. Todos os antigos Mestres da Astrologia (incluindo William Lilly, Robert Fludd, John dee, Jean-Baptiste Morin de Villefranche , Zadkiel, Julevno) eram hermetistas, ou sejam, eram praticantes dos ensinamentos de Hermes. Para compreender o que dizem suas obras, é necessário ter a chave.
Das obras de Hermes Trismegisto, as que chegaram aos dias de hoje foram: O Caibalion (ou Kaibalion) e Corpus Herméticum (A tábua de esmeralda). Sua obra mestre é o Kaibalion onde encontra-se as 7 Leis de Hermes.
Recomendamos a todos que procurem aprender, meditar e observar os aspectos da vida e do universo através destas Leis, pois isso os ajudará mais do que ler inúmeros volumes de Astrologia.
Podemos sem dúvida alguma dizer que a chave da Astrologia é Hermes trismegisto.
Os Sete Princípios Herméticos
“Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente.” − O CAIBALION
I. O Principio de Mentalismo
“O TODO é MENTE; o Universo é Mental.”
II. O Principio de Correspondência
“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.”
III. O Princípio de Vibração
“Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.”
IV. O Principio de Polaridade
“Tudo é Duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.”
V. O Principio de Ritmo
“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo ,em suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.”
VI. O Principio de Causa e Efeito
“Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo coma Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.”
VII. O Principio de Gênero
“O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.”
No curso de formação de astrólogos e no trabalho de pesquisa em astrologia, as Leis de Hermes constituem a base de trabalho e aprendizado.