Bárbara Raquel Paz é uma atriz e modelo brasileira.
Em 2001 participou da primeira edição do reality show Casa dos Artistas, do SBT, tendo sido a vencedora.
Em 2003 recebeu o prêmio de melhor atriz de curta-metragem no 31º Festival de Gramado, pela atuação em Produto descartável.
Em setembro de 2007, Bárbara foi capa da revista Playboy, onde protagonizou um ensaio nu.
Bárbara perdeu o pai aos seis anos de idade, e a mãe aos 17, sofrendo seis meses depois um acidente de carro que deixou várias cicatrizes, duas das quais no rosto,em ambos os lados. Levou 400 pontos, o que a fez perder muitos trabalhos como atriz e modelo. A maquiagem passou a fazer parte de sua vida diária.
Em 2010 casou-se com o cineasta Hector Babenco.
Obteve grande sucesso ao ser a protagonista da novela Marisol, em 2002. Após interpretar três protagonistas em telenovelas, alguns filmes e peças de teatro, Bárbara conseguiu um papel na novela das 8 da Rede Globo, Viver a Vida como a jovem problemática alcoólatra Renata de Viver a Vida.
Em 2011 esteve no ar como Virgínia Lolato de Morde & Assopra. Esta foi a primeira vilã em sua carreira. Retorna as novelas em 2013, com Amor à Vida de Walcyr Carrasco e 2017 participou do elenco da novela O Outro Lado do Paraíso. Em 2022 interpreta a vilã Úrsula em Além da Ilusão.