Richard Bruce Cheney é um político e empresário americano que serviu como o 46.º vice-presidente dos Estados Unidos de 2001 a 2009. Ele é frequentemente recordado como um dos vice-presidentes mais poderosos da história do país, em termos de influência,e ainda como um dos mais impopulares, com seu índice de aprovação sendo de apenas 13% (em 2011).
Cheney teve um papel importante na Casa Branca, exercendo forte influência política, por trás das cortinas, durante toda a Presidência de George W. Bush, especialmente na área de política externa e de segurança nacional após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001; ele foi um dos arquitetos da Guerra Global ao Terrorismo e um dos proponentes da Operação “Liberdade do Iraque”.
Durante e após seu serviço no Executivo, ele sempre defendeu o legado da administração Bush e suas ações anti-terrorismo, que envolviam políticas de espionagem sobre a população americana por parte da NSA e a aprovação de técnicas de tortura sancionadas pelo governo (chamadas de “técnicas avançadas de interrogatório”).