Henry Ford II, filho de Edsel Ford e neto de Henry Ford, Foi presidente da Ford Motor Company, de 1945 a 1960. Sob seu comando, a Ford Motor Company tornou-se uma empresa de capital aberto em 1956.
Deixou a Marinha em julho de 1943 e ingressou na administração da empresa algumas semanas depois. Depois de dois anos, ele assumiu a presidência dos negócios em 21 de setembro de 1945. Como se supunha que Edsel Ford continuasse como presidente da empresa por muito mais tempo do que era o caso, Henry Ford II recebeu pouco preparo para o cargo e ele assumiu a empresa durante um período caótico; suas fábricas europeias sofreram muitos danos durante a guerra e as vendas domésticas também estavam em declínio.
Henry Ford II imediatamente adotou um estilo de gerenciamento agressivo. Um de seus primeiros atos como presidente da empresa foi colocar John Bugas no comando da empresa e demitir Harry Bennett, chefe do Departamento de Serviços Ford, a quem seu avô contratou inicialmente para reprimir tentativas de sindicalização. Em seguida, reconhecendo sua inexperiência, ele contratou vários executivos experientes para apoiá-lo. Ele contratou os ex-executivos da General Motors, Ernest Breech e Lewis Crusoe para a Bendix Corporation. Foi retratado no filme Ford vs. Ferrari, de 2019.