Astróloga profissional canadense-americana, autora, coletora de dados e vencedora do Prêmio Regulus de 1992 por Melhorar a Imagem da Astrologia, Lois foi criada em uma pequena cidade canadense nas pradarias de Saskatchewan por dois pais escorpianos; dois irmãos mais velhos. Seu pai era proprietário de terras e empresário, próspero para sua época e lugar, e sua mãe, uma dona de casa inquieta. Em 17 de outubro de 1940, seu pai foi encontrado na rua com duas fraturas no crânio. O caso nunca foi encerrado.
A menina de 12 anos mudou-se com a mãe para a Califórnia, onde sua mãe conheceu e se casou com um jovem e bonito segundo marido. Eles começaram um estilo de vida nômade, tentando diferentes empregos e empreendimentos comerciais e fazendo cerca de 17 mudanças entre os EUA e o Canadá durante os oito anos seguintes.
Em 13 de fevereiro de 1949, Lois casou-se com George Rodden, engenheiro aeronáutico e músico de meio período; eles tiveram seis filhos, um falecido. Eles viveram na área da Baía de São Francisco por dez anos antes de se estabelecerem na área de Los Angeles, onde George Rodden trabalhava para a Ford Marketing Corporation e conduzia sinfonias juvenis como uma vocação. Em 1968, separaram-se, divorciando-se no ano seguinte.