Massimo Bottura (Módena, 30 de setembro de 1962) é um chef de cozinha italiano. Em 2019, apareceu na lista de 100 pessoas mais influentes do ano pela Time.
Proprietário da Osteria Francescana, um restaurante com três estrelas Michelin com sede em Modena Itália e foi classificada nº 1 nos 50 melhores restaurantes do mundo em 2018.
Em 2016, o Chef Massimo Bottura e sua esposa Lara Gilmore fundaram a Food for Soul, uma organização sem fins lucrativos concebida para construir a cultura como forma de capacitar comunidades e defender sistemas alimentares saudáveis e equitativos.
A primeira semente foi plantada durante a Expo 2015 em Milão, quando a Bottura, em parceria com a ONG italiana Caritas Ambrosiana, decidiu abordar de uma nova forma a dupla questão do desperdício de alimentos e da vulnerabilidade social. O conceito de Bottura era reinterpretar o refeitório da igreja, onde os monges costumavam se reunir em torno de longas mesas comunitárias para fazer suas refeições, e transformá-lo em um refeitório acolhedor, onde a população mais vulnerável da cidade pudesse encontrar um momento de restauração. Todos os dias, os convidados recebiam um menu de três pratos preparado com os produtos não utilizados dos pavilhões da Expo que, de outra forma, seriam jogados fora. O primeiro Refettorio nasceu. Até o momento, Food for Soul lançou com sucesso sete Refettorios em Milão, Rio de Janeiro, Londres, Paris, Modena, Bolonha e Nápoles.