Michel Gauquelin foi um psicólogo e estatístico francês que realizou um controverso estudo estatístico da astrologia, chamado pelo próprio de neo-astrologia ou cosmobiologia. É considerado o primeiro estudioso a aplicar técnicas estatísticas rigorosas ao estudo da astrologia.
Um de seus mais famosos experimentos foi fazer o perfil astrológico de vários leitores da revista “Ici Paris”. Ele publicou um anuncio na revista, que dizia: “Absolutamente grátis! Seu horóscopo pessoal. Um documento de dez páginas”. Tudo o que os interessados tinham que fazer era enviar seu nome, endereço, data e local de nascimento pelo correio, e receberiam um horóscopo e um perfil de personalidade. Muitas das mais de 150 pessoas responderam ao “astrólogo”, se dizendo impressionadas pela precisão do perfil. No total, 94% das pessoas se declararam satisfeitas e 90% disseram que seus familiares e conhecidos os reconheciam no perfil.
No entanto, todos os que responderam o anúncio tinham recebido o mesmo documento: era o perfil do famoso serial killer francês Marcel Petiot, que tinha nascido na cidade francesa de Auxerre às 03h do dia 17 de janeiro de 1897.