Paul Bocuse foi um chef de cozinha com sede em Lyon, conhecido pela alta qualidade de seus restaurantes e pelas suas abordagens inovadoras à cozinha. Estudante de Eugenie Brazier, foi um dos chefs mais proeminentes associados à nouvelle cuisine (nova cozinha), que é menos opulenta e calorífica do que a culinária tradicional clássica e enfatiza a importância de ingredientes frescos de alta qualidade. Paul Bocuse afirmou que Henri Gault utilizou pela primeira vez o termo nova cozinha para descrever os alimentos preparados por ele e outros grandes chefs para o voo inaugural do avião Concorde em 1969.
Seu restaurante principal é o luxuoso Auberge du Pont Collonges, perto de Lyon, que serve um menu tradicional há décadas. É um de entre um pequeno número de restaurantes na França que receberam uma classificação de três estrelas do Guia Michelin. Ele também opera uma cadeia de cervejarias em Lyon, chamado Norte, Oriente, Sul e Oeste, cada um dos quais é especializado em um aspecto diferente da culinária francesa.
Bocuse foi homenageado em 1961 pelo título Meilleur Ouvrier de France. Tinha sido aprendiz de Fernand Point, mestre da cozinha francesa clássica; e por isso dedicou o seu primeiro livro a ele.