James Donald Walters foi um líder religioso hindu americano , guru de ioga, professor de meditação, músico e autor. Ele foi discípulo direto de Paramahansa Yogananda e fundador do movimento espiritual chamado ‘Ananda’. Escreveu inúmeras canções e dezenas de livros. Segundo o LA Times , os principais temas de seu trabalho eram compaixão e humildade, mas ele era uma figura controversa, tendo processos processados por questões de direitos autorais, assédio sexual, e suposta fraude e violações das leis trabalhistas.
Walters conheceu Yogananda aos 22 anos e tornou-se seu discípulo. Após o falecimento deste último em 1952, ele continuou servindo no ashram da Self-Realization Fellowship. Em 1955, Walters recebeu os votos de sannyas e foi ordenado Irmão da Ordem da SRF, juntamente com Sarolananda, Bimalananda e Bhaktananda, por Daya Mata , então Presidente da SRF, e recebeu o nome de Kriyananda.
Em 1960, após o falecimento de MW Lewis, o Conselho de Administração da SRF elegeu Kriyananda para o Conselho de Administração e, eventualmente, para o cargo de vice-presidente. Em 1962, o Conselho de Administração votou por unanimidade pela sua expulsão da SRF e solicitou a sua renúncia. Kriyananda fundou Ananda, um movimento mundial de organizações religiosas e comunitárias baseado no ideal de Colônias da Fraternidade Mundial de Yogananda.