Vladimir Samoylovych Horowitz foi um pianista russo-americano. É considerado como um dos mais brilhantes pianistas de todos os tempos, devido à sua excepcional técnica aliada às suas performances contagiantes. Destacou-se pelo seu toucher sem igual, pelo controle dinâmico excepcional e pela sua mecânica única. As suas interpretações mais conhecidas e tidas como inigualáveis se referem às obras que variam do barroco Domenico Scarlatti, passando pelos românticos Chopin, Schumann, Liszt e chegando ao moderno Prokofiev.
Em 1925, recebeu permissão para sair da Rússia a pretexto de estudar com o pianista austríaco Artur Schnabel. Mas já estava decidido a não voltar.
Em 18 de dezembro de 1925, fez sua primeira apresentação fora de seu país, em Berlim. Fora selecionado pelo governo soviético para representar a Ucrânia na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin em 1927, mas, já decidido a ficar no Ocidente, não participou do concurso. Tocou em Paris, Londres e, por fim, na cidade de Nova York, em 12 de janeiro de 1928, no Carnegie Hall.Tornou-se um cidadão americano em 1945